Em Paris usamos o metrô diariamente, desde o primeiro dia.
Compramos o Carnet de 10 tickets no guichê da estação, a um valor de 11,6 Euros (é só pedir “bonjour, un carnet s´il vous plait”). O ticket individual custa 1,6 Euros e o passe Paris Visite de um dia é 8,8 Euros. Pode-se pagar com cartão de crédito e também pode-se comprar nas caixas automáticas ao lado dos guichês). O “carnet” é na verdade um conjunto de 10 tickets individuais e não um carnet própriamente dito como conhecemos. Achamos mais vantagem comprar o carnet que nos dá a liberdade de usarmos os tickets independentemente dos dias, ao passo que o Visite é válido conforme o número de dias que foi adquirido. Além disso, nós dois podemos usar os tickets do carnet, enquanto o cartão Visite é individual.
Ou seja, no nosso primeiro dia, usamos 2 tickets cada, Alexandre e eu, um para ir e outro para voltar ao hotel, pois todos os passeios que fizemos foram à pé, pelo centro de Paris. Como ficaríamos 3 dias antes de partirmos para a Normandia, no último dia teríamos que comprar mais tickets. Acontece que nossos amigos também compraram o carnet só que acabaram não usando todos seus tickets e nos presentearam com 6 dos seus tickets restantes quando foram embora na terça-feira.
Confira no Conexão Paris a informação completa sobre as várias opções de bilhetes. Lembre-se que o ticket do metrô é valido por viagem, ou seja, não importa quantas vezes você tenha que fazer conexões para mudar de linha, até chegar ao seu destino o ticket é o mesmo. Você só precisa colocar o ticket na leitora na entrada da estação. As conexões são feitas dentro das estações mesmo. Lembre-se de guardar o ticket até sair da estação, pois a qualquer momento um fiscal pode solicitá-lo. Observe um instante como as pessoas fazem e “siga o líder”. Não tem erro.
O post Paris – Metrô apareceu primeiro em Mezzo Mondo.