Clik here to view.

Saint Denis (ou São Dionísio) é um santo e mártir cristão. No século III ele foi Bispo (talvez o primeiro) de Paris e ficou conhecido posteriormente como Patrono de Paris.
Seu martírio se deu em aproximadamente 250 DC e foi assim, segundo a lenda: Foi condenado à morte por decapitação pelos sacerdotes pagãos. Foi decapitado no monte mais alto de Paris (Montmartre – monte dos mártires), onde dizem existia um local de adoração pagão. De acordo com a lenda, depois de ser decapitado, Saint Denis abaixou-se, pegou sua própria cabeça e saiu andando, por 2 milhas, pregando o evangelho ao longo de todo o caminho… No lugar onde parou e, de fato, morreu, foi erguido um pequeno santuário que, mais tarde, virou a Basílica de Saint Denis (Rue d´Alesia metro: Saint-Denis-Porte de Paris), que acabou se tornando o lugar onde estão sepultados os reis da França.
No Pantheon em Paris à esquerda de quem entra tem um mural gigante mostrando a cena descrita acima.
Image may be NSFW.
Clik here to view.Também, no Portal da Virgem, à esquerda da Notre-Dame, para quem olha de frente, uma das esculturas que emolduram o portal mostra Saint Denis, com a cabeça na mão.
Clik here to view.

Achei bem interessante conhecer mais sobre esse santo francês que demonstrou bem o espírito gaulês. Eu que adoro os quadrinhos do Asterix já fiz a relação imediatamente.
E você, tem alguma curiosidade de Paris para nos contar? Deixe aí nos comentários.
Para mais dicas de Paris, clique aqui.
O post Saint Denis – França apareceu primeiro em Mezzo Mondo.